sábado, 12 de novembro de 2011

Vovó faz sabão com gordura que iria poluir o meio ambiente


A reutilização do óleo, após as frituras, pode se transforma em produto para o uso doméstico. A prática evita que o resíduo vá parar nos córregos e rios. 


Sem saber a minha vó faz um grande bem ao meio ambiente. Ela reutiliza a gordura doméstica para fazer sabão. De certa maneira, também economiza na compra do produto.

Potinho com óleo que foi usado nas frituras 
O sabão é utilizado para lavar as louças; limpar a casa e banheiros; lavar tapetes e outras coisas. É feito com gordura utilizada nas frituras, soda cáustica e água.

Além de usar o produto em casa, ela distribuí entre os filhos e netos. Aqui em casa mesmo têm alguns pedaços. Mas, em contra partida juntamos as gorduras, como pode ser visto no potinho que está na foto ao lado das barras de sabão. 

Meio ambiente
O óleo transformado em sabão, é solúvel em água. Isso porque a formula quebra as moléculas de gordura. 

Descartar a gordura de qualquer maneira pode entupir o encanamento, poluir o solo e contribuir para a proliferação de ratos e baratas.

Ao serem despejados no ralo da pia ou descartado de qualquer maneira, o dano ambiente é desastroso. Ao ir parar nos córregos e rios, a gordura forma uma camada na água, que dificulta a passagem da luz, evitando a oxigenação e evaporação da água. Resultado, a morte de todos os seres aquáticos e doenças às pessoas que consumem a água. 

No site www.ifil.org se encontra outras receitas para a produção de sabão, a partir de resíduos que iriam poluir a natureza. 

Fonte: www.ecoleo.org.br 
Foto: Nielton Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário