sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Tudo fica pra cima da hora para os brasileiros

No final do ano é notável o acumulo de projetos no Congresso, nas Assembleias Estaduais e nas Câmaras Municipais. Porém, o País perde mais do que ganha, porque tudo passar a ser feito às pressas.  

Em Aparecida de Goiânia, a Câmara Municipal numa única semana aprovou 16 matérias. Propostas tanto do Poder Executivo, quanto do próprio Legislativo. Fato raro durante todo o ano de 2011.  Mas isso não é novidade, por todo o Brasil isso acontece, pois o Congresso e as Assembleias Estaduais também estão abarrotas e atrasadas com muitas matérias. Sem contar o Poder Judiciário, que leva no banho-maria muitas decisões importantes para o País. 

De certa maneira os parlamentares de Aparecida tiveram que correr contra o tempo. Aprovaram alterações na lei de zoneamento  e no código tributário (redução de ISSQN para empresas que se instalarem no município, como também para as novas concessões de funerárias e isenção de IPTU para famílias carentes, igrejas e entidades pública municipal. 

Na última semana de trabalho, houve ainda aprovação de projetos que visa ações que previne e controla a dengue; Plano Plurianual; obrigatoriedade de ambulatório de primeiros socorros em shoppings e grandes estabelecimentos comerciais e a obrigatoriedade de informações nas paradas de ônibus, como horários e mapas do itinerário.

Basta saber se serão aplicados muitos desses projetos de lei no próximo ano, e se surtirão efeitos positivos para a cidade. Após a intensa semana de trabalho, os nobres vereadores terão longas férias, ao menos da Câmara, isso porque as sessões da Casa só retornarão no dia 15 de fevereiro de 2012.   

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Rio meia ponte pede socorro

Ouça a reportagem que gravei sobre a situação do principal rio que corta a cidade Goiânia, o Meia Ponte. Durante uma semana visitei os principais locais onde passa o rio, entrevistei moradores próximos às margens, conversei com o Delegado da Delegacia Estadual de Crimes ao Meio-Ambiente, Luziano, e com o superintendente da Agencia Municipal do Meio-Ambiente (AMMA). 








terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Amigo secreto indesejado

Inciam-se períodos de euforias nas lojas para compras de final de ano, mas a distração das pessoas abrem brechas para que os políticos façam a "festa" com o dinheiro do contribuinte.

Nesses períodos de muitas festas e alegrias devido ao natal e ao final de mais um ano, as pessoas tendem a se preocupar mais em comprarem, se encherem de pacotinhos de presentes, gastarem o que têm, e até o que não têm. Porém, nesta correria, os políticos aproveitam e se alto presenteiam com os chamados pacotões de natal, são os presentes para o "amigo secreto indesejado" que o contribuinte não contava para esse final de ano. Mas, que terá que pagar a conta no ano que vem

No Congresso Nacional foram reajustados salários dos funcionários. No Brasil afora, alguns prefeitos receberam aumentos de três vezes o valor do subsídio mensal. 

Os vereadores também aproveitaram o período natalino para ganharem mais no ano que vem. A mais recente e descabida, foi veiculada pelos meios de comunicação, e aconteceu em Campinas - São Paulo. 

O site G1 iniciou a matéria assim: "em sessão tumultuada e sob pressão popular, os vereadores de Campinas aprovaram na noite desta segunda-feira (12) um aumento salarial de 126% nos próprios salários. O piso sobe de R$ 6,6 mil para R$ 15mil".

O final desse ano termina assim: os contribuintes adquirindo pacotinhos de presentes, que por ventura terão que pagar nos primeiros meses de 2012, porém tendo que arcar também com o pacotão de natal do "amigo secreto" político.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Dicas para uma alimentação saudável


A chave para uma alimentação saudável é um equilíbrio entre variedade e moderação. Deve-se comer uma variedade de alimentos sem ingerir muitas calorias ou exagerar em qualquer um dos nutrientes que nosso corpo precisa. Seguindo essas dicas você saberá como seguir este conselho e ainda poder desfrutar dos alimentos que mais gosta sem medo

Coma uma variedade de alimentos ricos em nutrientes
Diariamente precisamos de mais de 40 nutrientes diferentes para o bom funcionamento do nosso corpo e evitar doenças, e nenhum alimento sozinho consegue prover essa necessidade. Por isso sua dieta diária deve conter doses de pão e outros produtos como cereais, frutas, vegetais, produtos lácteos e carnes, aves, peixes e outros alimentos protéicos. A quantidade de cada um depende de suas necessidades energéticas.
Abuse de grãos integrais, frutas e verduras
Se não tem o hábito de ingerir esses alimentos, deve pensar seriamente em mudar seus hábitos alimentares, pois são eles que provém grande parte dos nutrientes que precisamos sem serem calóricos.
Manhenha-se no peso ideal
O excesso de peso aumenta suas chances de desenvolver doenças como pressão alta, doenças cardíacas, derrame, diabetes, alguns tipos de câncer e muitas outras. Mas estar magro demais também causam males como osteoporose, irregularidades menstruais e outros problemas de saúde. A alimentação balanceada e saudável e a prática de exercícios físicos ajudam a manter o peso ideal.
Coma porções moderadas
Se conseguir comer pouco, poderá comer de tudo, mas se exagerar em algum alimento terá que diminuir a porção de outros, por isso o melhor é comer de tudo, mas um pouco de cada coisa.
Faça refeições regulares. Pular refeições podem levar ao descontrole da fome. Deixa de comer uma refeição e passa a comer mais na próxima. Os lanches entre refeições também atrapalham, pois ao invés de um lanche, pode estar comendo uma refeição inteira, e por isso que engordamos.
Reduza, mas não elimine certos alimentos da dieta. A grande maioria das pessoas come por prazer, se seu alimento preferido é rico em gordura, sal ou açúcar, não há a necessidade de parar de comê-lo. Apenas deve reduzir a quantidade das porções e das vezes que o come.
Faça um balanço do que come de tempos em tempos
 Se num dia exagerou no consumo de gordura, sal ou açúcar, no outro evite esses alimentos. O segredo é que as escolhas de alimentos devem ser balanceadas ao longo de vários dias, um dia compensando o outro.
Conheça sua dieta. Para melhorar seus hábitos alimentares, você primeiro tem que saber o que há de errado com eles. Faça uma lista do que comeu durante três dias e depois veja se a dieta está de acordo com essas dicas. Veja se existe muitas porções de alimentos gordurosos, muita manteiga ou molhos para saladas. Nos próximos dias consuma quantidades menores, até alcançar o equilíbrio.
Faça as mudanças gradualmente
Não há como mudar seus hábitos alimentares do dia para a noite, pois além de ter uma extrema força de vontade, uma mudança radical pode fazer com que você fique no meio do caminho e desista. O ideal é ir corrigindo as deficiências e excessos aos poucos.
Lembre-se que os alimentos não são bons ou maus
Tudo em excesso faz mal, por isso não se sinta culpado se um dia exagerou nos doces, tente compensar não comendo muitos no outro dia. Se conseguir ter uma dieta variada e balanceada poderá comer sempre um pouco de tudo do que mais gosta.


Fonte: www.alimentacao-saudavel.com

domingo, 11 de dezembro de 2011

Escravos das drogas

Segunda parte da última postagem: o endereço da droga na capital.


Buiú é um garoto de aproximadamente 12 anos, que diz ter o sonho de ser jogador de futebol. Ele dorme nas proximidades do terminal de ônibus do Dergo, em Campinas, juntamente com diversos adolescentes. 

Há muitas crianças como o garoto Buiú, mas na maioria são adolescente que vendem e usam drogas e meninas que se prostituem, oferecendo o corpo nas esquinas.

No local, as pessoas não são muito de falar, porque temem pela vida. É a lei do silêncio. A violência é uma constante. Os perigos do local são visíveis. Os meninos desafiam a polícia e correm pelas ruas, entre os carros em movimento. 

É comum ver adolescentes comprarem “crack” de indivíduos que chegam de bicicleta. E, no mesmo local dividir entre si, criando um alvoroço pela "pedra amarela".