segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Aparecida de Goiânia para! É feriado de independência

Neste 14/11, a cidade comemora 48 anos de emancipação política.  Até então, era Distrito de Hidrolândia. De idade são 89 anos. 11/05 é a dada do surgimento do povoado. 



Entrada pela BR 153, próximo ao Terminal 
de ônibus Araguaia. 
A cidade de certa maneira, ainda sobrevive à sobra da Capital. Mesmo que se comemore neste 14/11 a elevação de Município. Mas, a dependência no passado era muito maior. Com 89 anos de idade e 48 anos de independência, Aparecida vive agora a busca de identidade. Instalações de empresas e fábricas em dois grandes pólos, um industrial e o outro empresarial, veem mudando a visão de cidade dormitório. Além das companhias, há também os empreendimentos comerciais e o Buriti Shopping Center. 

A instalação de grandes empresas têm gerado inúmeras oportunidades de emprego para a população, que antes tinham que ir trabalhar em Goiânia. 

Nos maiores bairros da cidade se concentram pontos importantes e estratégicos. O Setor Garavelo, na Avenida Igualdade, concentra o principal centro de compras do município. Já a Vila Brasília possuí o Centro de Tratamento de Cartas e Encomendas (CTCE) dos correios.  

Nas últimas décadas os governantes incentivaram o aumento populacional em Aparecida de Goiânia, por meio de doações de lotes. Atualmente, programas como Minha Casa, Minha Vida está aumentando o número de habitantes. No censo de 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), mostra que a cidade possuí aproximadamente 443 mil habitantes, sendo com isso, o segundo maior colégio eleitoral do Estado. 


O prefeito municipal é o ex-governador do Estado e ex-senador por Goiás, Maguito Vilela. A Câmara Municipal possuí 18 vereadores, sendo o presidente o parlamentar João Antônio. Ele é portador de necessidades especiais, isto é, cadeirante. Na última reforma do minúsculo prédio, foi feita rampas de acesso à cadeiras de rodas. No ano passado, foi cogitada a construção de uma nova sede, porém, a ideia está parada.     

O que tem em Aparecida
No município se encontra o Centro Olímpico. Na área de educação superior, três instituições particulares: Faculdade Nossa Senhora Aparecida (FANAP), Universidade Alfredo Nasser (Unifan) e Faculdade Padrão. Para os próximos anos, funcionará duas instituições públicas. Está anunciada a instalação do campus da Universidade Federal de Goiás (UFG) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. 

No quesito saúde, a cidade conta com o Hospital de Urgências de Aparecida (Huapa), mesmo passando por muitos problemas. A saúde como já é clichê de muitos políticos: está em crise no país inteiro. 


Além disso tudo, o município ainda comporta o complexo prisional. Formado pela Casa de Prisão Provisória (CPP), Penitenciária masculina Coronel Odenir Guimarães (POG), Núcleo de Custódia, Centro de Inserção Social Consuelo Nasser (Feminino), Colônia Agrícola e Industrial de Aparecida de Goiânia (Regime Semi-aberto) e Prisão de Segurança Máxima. São alojados cerca de 4 mil presos. Antes de ser sediado em Aparecida, o Sistema Prisional ficavam em Goiânia, capital do Estado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário