sábado, 21 de julho de 2012

Lista dos bairros que poderão ficar sem água neste domingo, 22 de julho



A possibilidade de falta d'água por causa de operação de troca no cabeamento de alta tensão da Celg que abastece o Sistema Meia Ponte não deverá atingir a todas as residências dos bairros atendidos pelo sistema.

Como a falta de energia impossibilita o funcionamento das bombas, o que poderá provocar esvaziamento dos reservatórios, a Saneago solicita de seus clientes que façam uso contido e evitem lavar carros, calçadas e outras ações que não sejam extremamente necessárias.

Dados técnicos indicam que uma caixa d'água de mil litros é suficiente para atender uma família de cinco pessoas por dois dias, desde que o uso seja comedido e não haja desperdício. O alerta de falta de água tratada é dirigido especialmente às residências que não possuem caixas d'água (reservatórios domiciliares) e são abastecidas através de ligação direta da rede com a moradia.

Abaixo o link para a relação dos bairros atendidos pelo Sistema Meia Ponte.


Fonte: Saneago

Bairros da Região Metropolitana ficarão sem água neste domingo


Suspensão de atividades do Sistema Meia Ponte deixará cerca de 250 bairros da Região Metropolitana sem abastecimento neste domingo, dia 22


Poderá haver falta de água no próximo domingo, dia 22, nas regiões Norte, Noroeste e Sudoeste de Goiânia e em bairros de Trindade e Aparecida de Goiânia. O motivo é a troca de cabos de alta tensão da Celg, que vai cortar a energia na rede que alimenta a região onde estão instaladas as estações que compõem o Sistema Meia Ponte – Estação de Tratamento e Elevatórias de Água Bruta e de Água Tratada. A falta de energia e a consequente paralisação do sistema vão afetar o abastecimento em mais de 250 bairros de Goiânia, Aparecida e Trindade.

Como a linha de transmissão é extensa, os técnicos da Celg optaram por fazer a mudança do cabeamento por etapas. Esta será a quinta de uma série prevista de seis etapas e vai suspender o fornecimento de energia entre 8h30 e 13h30 de domingo. Para ganhar tempo, neste período em que as máquinas não estarão funcionando, a Saneago aproveitará para fazer a manutenção no conjunto de bombas na estação elevatória do Meia Ponte, iniciativa que evitará outra futura interrupção no fornecimento.

A manutenção da Saneago levará cerca de hora e meia, mas o abastecimento só deverá estar normalizado na totalidade dos bairros na madrugada de segunda-feira, 23, ou manhã de terça, dia 24. Conforme o diretor de Produção, Eduardo Afiune, o motivo é exclusivamente técnico já que, para fazer a manutenção das bomas do sistema é necessário esvaziar toda a tubulação que vai da Estação de Tratamento ao Reservatório Finsocial. São cerca de 3,5 km de rede que levam água até o reservatório através de tubos de 1,2 metro de diâmetro e num aclive aproximado de 120 metros (o reservatório está num ponto 120 metros mais elevado que o local onde está instalada a estação de tratamento).

Ainda segundo o diretor, as operações de esvaziar e tornar a encher a tubulação são processos demorados. São aproximadamente 4,5 milhões de litros de água que tem de ser retirados da rede para proceder à manutenção das bombas e, feito o trabalho, devolvidos à rede. A operação é feita com cuidado. A pressão do ar nos canos tem de ser retirada pouco à pouco, as cinco bombas tem de ser religadas uma por vez. Só a partir daí, com o Reservatório Finsocial totalmente abastecido é que se inicia o abastecimento dos demais reservatórios que levam água à maioria dos bairros afetados.

Os primeiros usuários a sentir o desabastecimento serão aqueles em que não há reserva domiciliar. “Se a residência é abastecida diretamente da rede e não tem caixa d'água, a falta vai ser sentida quase de imediato. Já as casas que tiverem suas reservas e souberem usar sem desperdiçar, praticamente não terão nenhum transtorno”, explica Afiune, para ressaltar as vantagens de se dosar o consumo durante o final de semana. O engenheiro da Saneago sugere que se evite lavar carros, calçadas e até mesmo usar a máquina de lavar roupas neste período.