sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Acidente: aconteceu comigo. Eu e outra pessoa caímos em buraco

Devido à chuvas e má qualidade do asfalto, buracos surgem diariamente nas ruas e Avenidas de Aparecida de Goiânia. Eles causam prejuízos e dor à população. 

Estava voltando para casa, quando um buraco que formou uma ondulação na Avenida Escultor Veiga Valle, próximo ao Terminal do Veiga Jardim, e do local aonde uma mulher ao descer de um ônibus foi sugada pelas enxurradas que iam para um bueiro. O corpo dela foi encontrado no córrego à alguns quilômetros da Avenida. 

A minha moto ao ter contado direto com o buraco e a ondulação que se formou, deu um grande salto. Fiquei por alguns segundos pendurado no corpo da moto. Não tive escolha na hora. Pulei do veículo em movimento. Ela desceu sozinha, ladeira a baixo. Passou batendo nas laterais da ponte, que fica sobre o córrego, e só parou quando bateu num bueiro.   

Um outro motoqueiro testemunhou o acidente. Logo veio me socorrer. Minha preocupação era com a minha câmara fotográfica. Em segundos, chegaram mais pessoas, que ligaram para os bombeiros e Samu. Minutos passaram, chegaram ambos. Na sequência, uma moça descendo a mesmo Avenida, passou pelo buraco, e também caiu. Deve o braço esquerdo esfolado. 

Ficarei com essas faixas não sei até quando?
Quando cai no asfalto, rolando,  tive queimaduras de primeiro e segundo grau nos quatro membros: braços e pernas. As mãos também sofreram ferimentos. Os bombeiros levaram eu e moça para o Cais Nova Era. Como estava sentido dores no tórax, foi feito um Raio-X, e não se constatou nada. Após isso, encaminharam-nos para o Hospital de queimaduras, para serem feitos raspagem e curativos. 

A motocicleta foi levada para a casa de um morador próximo ao acidente. Fiquei sabendo que está toda arrebentada. Depois do duplo, os próprios bombeiros taparam o buraco. Mas, outros acidentes já acontecerão por causo do buraco.


O recado que deixo é para que se tenha muito cuidado ao dirigir nas Avenidas e ruas, ainda mais em locais que não se têm costumes de passar, e que estão sem iluminação, buracos podem surge de repente. 

Câmara de Aparecida: prefeito pode dar carro zero para ACIAG sortear

Prefeitura dará o veículo para empresários premiar aos funcionários que foram destaque no ano. O Projeto 062 é um convênio entre poder Executivo e associação empresarial. 

Conforme a última postagem, nesta sexta-feira, 25/11, a Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia aprovou o Projeto 062, convênio do Executivo com empresários. Entre os benefícios está a doação de um carro zero km para a Associação Industrial, Comercial e de Serviços de Goiás (ACIAG). O veículo comprado com dinheiro público será sorteado para os funcionários das empresas cadastrados na instituição particular.

Dois parlamentares se mostraram na quinta-feria, 24/11, contrários ao projeto do Executivo Municipal. Porém, o vereador Willian Ludovico (PMDB) não compareceu a sessão desta sexta-feira, 25/11, e o vereador Vilmar Mariano (PSD), que havia pedido vista, somente zanzou pelo salão da plenária. Os demais fizeram motim ao redor da mesa diretora. Resumido, tudo não passou de um teatro bem ensaiado.

Enfim, perdem os cidadãos aparecidenses e ganham os políticos e os empresários da ACIAG. O povo paga por um prêmio que irá expor o prefeito Maguito Vilela (PMDB) e os membros da associação, diante dos funcionários. Esses estarão de olho no carro zero km que pode ganhar, enquanto a população, em Janeiro próximo, estará preocupada em pagar a conta do veículo, ou seria o IPTU - só um dos exemplos de impostos que o contribuite deve a pagar a Prefeitura.    


Segue o vídeo da sessão de quinta-feira, 24/11.


quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Prefeitura de Aparecida doará carro zero para empresários sortearem



O veículo será sorteado entre os funcionários das empresas da ACIAG. O  projeto 062 passará novamente pela Câmara Municipal na sexta-feria, 25/11, será um faz de conta. 


A doação de um veículo zero Km irá para a Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (ACIAG). "Doar um veículo para uma associação rica, o que têm de interesse público nisso?" questiona o vereador Vilmar Mariano (PSD)*. O Projeto quase foi aprovado de imediato pela Casa. Mas, protestos de alguns parlamentares, fez o presidente marcar uma sessão extra para a sexta-feira, 25/11, a partir das 9h. Vale lembrar que a Câmara funciona de terça a quinta-feira. Projeto passará pela Casa só para seguir roteiro, pois já foi decidida a doação. 

Quando surgem problemas, como na saúde e na infraestrutura da cidade, logo o prefeito Maguito Vilela (PMDB), por inúmeras vezes, alega falta de recursos financeiros. Porém, comprar um carro para ser doado a uma instituição empresarial, para ser sorteado entre os funcionários de destaque, é algo incompatível com argumentos do Governo municipal. Segundo está no portal da Câmara, o projeto 062/2011, de autoria do Executivo Municipal,   autoriza a Prefeitura "a firmar convênio com a ACIAG e dá outras providências. 
Carro será adquirido com recursos público para ser 
sorteado pela ACIAG.

Pelo visto a mesa diretora da Casa também estava interessada para passar logo o Projeto, pois quando o presidente João Antônio (PSB) anunciou a aprovação do projeto, apenas o citou pelo número. Somente foi esclarecido quando o vereador Willian Ludovico (PMDB) questionou de que se tratava o projeto 062. 

Com pedido de voto contra, o vereador Willian Ludovico causou uma reviravolta no plenário. "Porque isso é uma pouca vergonha", disse. Para tanto, foi marcada uma sessão ordinária para a próxima sexta-feira, 25/11. Perguntado se será aprovado, Ludovico afirmou que sim. "Mas meu voto é contra", salientou.    




062 /   2011Autoriza o Poder Executivo Municipal a firmar convênio com a ACIAG e dá outras providências.SecretariaExecutivo Municipal


Ficou indignado? Mostre isso a seu vereador. Segue os 18 nomes e e-mails**.


Nome dos parlamentares                                   E-mail 


Assis Brasil Santos Rodrigues - sem e-mail - Telefone: (62) 3283-2525
Ezízio Alves Barbosa - eziziobarbosa@camaradeaparecida.go.gov.br
William Ludovico de Almeida - williamludovico@camaradeaparecida.go.gov.br
Edilson Ferreira da Silva - edilsonferreira@camaradeaparecida.go.gov.br
Elio Justiniano Alves - eliobomsucesso@camaradeaparecida.go.gov.br
Gilson Rodrigues da Mata - gilsaomeupovo@camaradeaparecida.go.gov.br
Eliezer Eterno Guimarães - guimaraes@camaradeaparecida.go.gov.br
João Antônio Borges - joaoantonio@camaradeaparecida.go.gov.br
José Anchieta Lopes de Araújo - joseanchieta@camaradeaparecida.go.gov.br
Max Santos de Menezes - maxmenezes@camaradeaparecida.go.gov.br
Helvecino Moura da Cunha - vereadormourapt@hotmail.com
Manoel Nascimento Macedo - vereadornascimento@yahoo.com.br
Jose Ribamar gomes de Souza - ribamar@camaradeaparecida.go.gov.br
Rosildo Manoel da Silva - rosildovereador@hotmail.com
Jonas Alves Cachoeira - sargentocachoeira@camaradeaparecida.go.gov.br
Tarrigan de Melo - tarrigandemelo@camaradeaparecida.go.gov.br
Vagner da Silva Ferreira - vereadorvagner@brturbo.com.br
Vilmar Mariano da Silva - vilmarmariano@camaradeaparecida.go.gov.br


Vilmar Mariano era do PTN mudou para o PSD.
**Dados no portal http://camaradeaparecida.go.gov.br/2009/?pg=vereador&id=021

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Casos de AIDS em Aparecida de Goiânia


De 2007 à 2011, em Aparecida de Goiânia  foram notificados 237 casos de contaminação com o vírus da AIDS. Desse total: 144 homens e 93 mulheres. 

A faixa etária vária. São pessoas entre 20 a 29, sendo as idade entre 30 e 39 anos mais atingidas. Conforme dados da Secretaria Municipal de Educação (SMS), neste período, em 2009 houve o maior aumento, e um declínio em 2011. Contudo, os cuidados são fundamentais. 


Em analise às gestantes com HIV no período de 2007 a 2011 foram registrados 36 casos, sendo 19 da faixa etária de 20 a 29 anos. 

No mundo os dados são mais alarmantes. Para tanto, o 1° de dezembro foi instituído o Dia Mundial de Luta contra a doença. Por isso, nessa data a Prefeitura de Aparecida de Goiânia realizará atividades educativas para ressaltar a importância da prevenção contra o vírus da AIDS. O evento acontece no no Centro de Cultura e Lazer José Barroso (Rodeio Show), das 8 às 12 horas. 

Evento: atividades educativas no combate ao vírus da AIDS
Local: Centro de Cultura e Lazer José Barroso, rua Gervásio Pinheiro, Área Pública Municipal, setor Village Garavelo I
Horário: 8h às 12hs





terça-feira, 22 de novembro de 2011

Cai casa financiada por banco

Telhado da residencia caiu sobre a laje. A rua não tem asfalto. As coisas pode piorar quando  as máquinas estiverem preparando as ruas para a pavimentação. 

Caiu o telhado de uma casa construída pelo programa Minha Casa, Minha Vida que fica no setor Riviéria, em Aparecida de Goiânia. A tragédia só não foi maior, porque as telhas ficaram sustentadas pela laje . 

As construções de residências financiadas por bancos, como a Caixa, nos últimos meses estão à todo vapor. Mas, a segurança e estruturas das casas ficam a desejar.

Haja vista que os construtores, visando mais lucros, utilizam de materiais de segunda. Outro fator, é a mão de obra. Como o serviço da construção cível está aquecido, falta muita gente qualificada. Então os empreiteiros, para pagar pelos pelo trabalho, contratam pedreiros e serviços sem experiências. O resultado é o que pode ser visto na foto.

  
Bairro não possuí infraestrutura como asfalto, água tratado e esgoto. 

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Frutas do Cerrado combate o câncer

Estudo pioneiro, realizado na Unicamp, confirmou resultados positivos em relação ao potencial biológico da Gabiroba, guapeva e murici

Gabiroba, fruto do Cerrado brasileiro.
Gabiroba, guapeva e murici são frutas consumidas por moradores do Cerrado brasileiro. Inúmeros são os relatos populares dos efeitos positivos desses frutos. Mas, a pesquisa da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), associando ciência de alimentos e saúde, confirmou resultados positivos em relação ao potencial biológico destas frutas que podem combater o câncer.

Após a comprovação, os pesquisadores planejam o uso dos frutos nas indústrias farmacêutica, alimentícia e cosmética. Contudo, o consumo dos alimentos em estado natural possuem os ingrediente funcionais que contribuem no combate ao desenvolvimento de doenças crônico-degenerativas, tais como câncer e diabetes. Porém, para os apreciadores de pequi, o fruto está fora da relação da pesquisa da Unicamp. 

No entanto, o que ocorre são as extinções destas frutas do Cerrado. O desmatamento em ritmo acelerado, para a plantação da cana-de-açúcar, está superior a devastação da floresta amazônica. Se a destruição do bioma continuar se acelerando, o bem natural que pode  mudar a história de muitas pessoas na luta contra o câncer e outras doenças terá como resultado próximo: a inexistência.

Fonte: http://www.diariodasaude.com.br

domingo, 20 de novembro de 2011

Construção do Estádio de Brasília a todo vapor

Diferente de outras obras pelo Brasil, a capital sai na frente com mais investimento do Governo Federal. 

Obra do ENB está tendo mais atenção do 
Governo Federal.
O Estádio Nacional de Brasília (ENB) está mais adiantado que outras obras pelo Brasil. Por está localizado no Distrito Federal, a obra tem mais respaldo do Governo. Mas, a capital no quesito Futebol, esporte que coloca o Brasil como referência internacional, é insignificante no estado. A capital não têm times que se destacam na elite nacional. Após a Copa de 2014, a obra terá mais utilidade para shows e outros eventos.

A construção do ENB passa por  preceitos ambientais e pode receber o inédito título  internacional Leed Platinum, conferido pela US Green Building Council. Por isso, a obra terá reflorestamento. E, os materiais para a construção são ecologicamente corretos. 

Outros cuidados são com os detritos do antigo Estádio Mané Garrincha, que estão sendo reutilizados. O concreto da antiga arquibancada foi triturado, e cobre o espaço externo do canteiro de obra. Depois de pronto, o estádio terá a captação de energia solar e de água da chuva.