sábado, 5 de novembro de 2011

Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social

Neste ano, a conferência já aconteceu em cidades como Aparecida de Goiânia, Itaberaí, Palmeiras de Goiás, Alexânia, Itumbirá, Rialma e Anapólis. Agora é a vez da Capital. Essa conferência é a etapa estadual. Dos dias 18 a 20 de maio será etapa nacional em Brasília, aonde serão defendidas as propostas de cada estado para entrar no projeto de Lei.

1ª Conferência Livre de Goiânia.
As inscrições podem ser feitas no portal: http://www.cge.go.gov.br/consocial/ 
Seja cidadão. Participe!

Eixo temático: Diretrizes para a Prevenção e Combate à Corrupção

Dia: 06 de novembro (domingo).

Horário: 08h da manhã.

Local: Assembléia Legislativa de Goiás (Auditório Costa Lima).



Programação: 08:00 hs Exposição professor Dr. : Francisco Tavares. Professor da UFG.

Tema: Políticas Públicas e Orçamento.

08:50 hs Debate.

09:20 hs Exposição:  Políticas de Prevenção e Combate à Corrupção no Brasil

09: 45 hs Intervalo.

10:00 hs Grupos de Trabalho (elaboração de propostas).

11:30 hs Plenária - Aprovação das propostas da Conferência Livre para as Conferências Municipal e Nacional.

12:30 hs Encerramento.

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Queimaduras em escapamento de moto



As motocicletas guardam grande perigos, como os escapamentos quando estão muito quente. Encostar qualquer parte do corpo é sinal de sair com uma terrível queimadura. Por isso, os cuidados devem ser redobrados. 


Além da dor, o ferimento pode se agravar e demorar muito mais tempo que qualquer outro machucado. Após isso, ainda ficam as sequelas, como as cicatrizes. 





Imagens dizem mais que palavras

Nova Sede do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci-GO)


Frente da nova casa dos corretores de imóveis
 


Auditório com grande capacidade
 

Vista do palco do auditório



Na cobertura, entrada para iluminação natural.
 


No centro, presidente do Creci-GO, Oscar Hugo, a esquerda,  presidente
do Sindimóveis, Mesquita, e conselheiros 



Fotos: Nielton Santos


quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Adversidades entre ocidente e oriente


Já parou para pensar que nós lemos e escrevemos da esquerda para a direita? Algo que você está fazendo agora. Aí você pode dizer, todo mundo ler e escreve assim também, mas não é verdade os árabes, hebraicos e persas leem e escrevem textos da direita para a esquerda. O contrário de nós ocidentais. O por quê eu não sei.



Transporte público não acompanha crescimento da cidade

Já faz tempo que o transporte público da região metropolitana não corresponde com o crescimento populacional. Mais uma vez, os usuários se irritam. Para chamar a atenção protestam. O último aconteceu hoje, 04/11, no terminal Izidória, Setor Pedro Ludovico. 

Por toda a região metropolitana se percebe o surgimento de novos loteamentos, construções de casas, que serão financiadas por bancos,  apartamentos e construções de barrações para alugar no fundo dos quitais de moradores. Todo dia chega mais gente para morar aqui.

Em contra partida, o transporte não corresponde à demanda. A população levanta a voz, mas parece ser mais um grito no deserto, porque nada se resolve. 

Cada dia que passa os ônibus estão mais lotados, acima da capacidade que os veículos conseguem transportar. Os problemas se agravam como a falta de segura dos passageiros.

Lula pede atendimento em UPA

O pedido do então presidente era receber atendimento no SUS


Ao inaugurar uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Paulista, na Região Metropolitana do Recife, o então presidente Lula elogiou as instalações e chegou a brincar que queria ficar doente para receber atendimento no local. 

Porém, agora que constatou a doença, correram com ele para o sofisticado Hospital Sério-Libanês. Por que não atenderam o pedido do ex-presidente em receber atendimento na rede pública de saúde?

Corretores de imóveis com nova sede

Em Goiás, o papel do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci-GO) é determinante. Prova disso, é a construção da nova sede: "a casa do corretor", como apelidou o presidente da entidade, Oscar Hugo.


Impulsionada pela construção civil, a profissão de corretores de imóveis vem crescendo a cada dia. As vagas aparecem todos os dias nos classificados dos jornais. 

A nova sede, fica próximo ao parque Flamboyant, amanhã, 04/11, será apresentada à imprensa e a sociedade. O horário está marcado para às 9h com café da manhã. Não deixa de prestigiar essa conquista dos corretores de imóveis. 



Atenção para a chamada! Vodka? Presente.

O título dessa postagem traz a realidade aos quais os professores passam nas salas de aula, com a presença constante de bebidas alcoólicas, revólveres e drogas. As coisas mudaram, no passado, os alunos levavam de casa, além dos materiais, a lancheira. 

De acordo com a coordenadora de um colégio estadual de Aparecida de Goiânia, uma professora encaminhou alguns alunos, entre 12 e 13 anos, que estavam com uma garrafa de Vodka dentro da mochila . "A garrafa já estava pela metade", diz a coordenadora.

Aparentemente livros, mas têm alunos
carregando outras coisas. 
A escola nos últimos dias tornou-se tema frequente nos meios de comunicações. Após episódios de assassinatos, como aconteceu no Rio de Janeiro. Outros ainda com alunos que levam armas de fogo para a classe. 

Mas, nada é feito para alterar a atual situação das escolas brasileiras. Será que não está na hora de investir numa educação de qualidade? Num seria o momento da atuação de outros profissionais dentro da escola, como psicólogos. Uma coisa, na penitenciaria há um grupo de psicólogos, porque não deixá-los atuarem quando da formação dos cidadãos, que acontece na escola.  


Outros agentes importantes na transformação do ambiente escolar, são os pais. A escola deve  envolver a família no intuito de inibir que os alunos levem para a classe objetos proibidos. No caso das bebidas alcoólicas, será que os estudantes compram no comércio ou pegam em casa?

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Caminhão com turbina gigante atinge cabos de alta tensão

Quarta-feira, 2/11, às 17h30. Um caminhão transportando uma enorme turbina  atingiu a rede elétrica. O fato aconteceu quando o motorista conduzia o veículo saindo da Indústria Angel, para entrar na Avenida Independência, Região Central de Aparecida de Goiânia, em frente a loja de construção Irmãos Soares. 

A fiação ficou atravessada na pista assustando os condutores que passavam pelo local e pedestre. Os motociclista eram os mais vulneráveis. Um condutor de moto e a passageira por pouco não caíram, devido os fios terem prendidos na roda da motocicleta. Felizmente, os fios já estavam sem energia. Nem uma pessoa se machucou. 

Após o ocorrido, chegaram o corpo de bombeiros. Enrolaram os fios próximos aos postes. Antes disso, já havia passado duas viaturas da Polícia Militar (PM) e nem uma sinalizou o local. Além disso, um caminhão da Companhia Energética de Goiás (Celg) passou direto pela Avenida, bem próximos dos cabos da rede elétrica. 

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Criança tem primeiro dia de finados

Esse será o primeiro Finados para a família de um conhecido meu, especialmente, para o  filho de cinco anos e esposa. Lembro quando malhávamos juntos e às vezes, quando a esposa voltava da igreja e, passava em frente a academia, meu colega ia buscar o filho. Subia com o  garotinho para falar com a gente.

O menino era muito apegado com o pai. Porém, um episódio trágico veio acontecer no dia 11 de Setembro deste ano, domingo. Ele estava encostado no carro em frente a casa da sogra, o cunhado, irmão da esposa, sentado na calçada e alguns meninos brincando de bola na rua. Uma cena muito amistosa. 

Porém, um chute na bola teve como alvo as pernas do cunhado do meu conhecido. O rapaz ficou bravo. Meu conhecido, como se dizem: "tomou as dores dos meninos". A discussão de ambos, se agravou. O atingindo pela bola, acreditando estar na razão, foi na casa pegou uma faca e partiu para cima do esposo da irmã. 

Algumas pessoas viram o "bate boca", mas não imaginavam que o rapaz estava falando sério. Então ele com total frieza, cortou meu conhecido abaixo do abdómen. Segundo testemunhas, a vítima caiu de joelhos já com lágrimas nos olhos. Talvez a vida passou como um filme no momento. Logo depois perdeu a consciência, e as pressas foi levado ao hospital. 

O garotinho, que viu o acontecido, apenas perguntava: "papai não vai morrer, né?". Entretanto, meu conhecido veio a óbito na manhã de segunda-feira, 12 de Outubro.  


Histórias de mães que os filhos estão presos vira documentário

Os estudantes de jornalismo da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), Elba Rejane, Nielton Santos e Raquel Alves,  durante um (1) mês realizaram um trabalho de coletas de informações sobre a situação dos presídios de Goiás, que ficam localizados em Aparecida de Goiânia. 

O trabalho recebeu o nome "Do outro lado do muro", e trouxe a visão das mães dos presos. Elas que passam por situações constrangedoras para conseguir visitar os filhos. 

O complexo prisional de Aparecida de Goiânia comporta os presídios masculinos e femininos, além da Casa de Prisão Provisória (CPP), local aonde ficam os presos aguardando julgamento. 

Nos dias das visitas, a equipe de estudantes constatou inúmeras mães e esposas no presídio dos homens, enquanto que o das mulheres somente uma pessoa estava no portão. Ou seja, nem as mães das detentas às visitam. 

Segundo os psicólogos, as mães de certa maneira têm uma carinho mais especial com filhos homens. No entanto, muitos até abusam dessa situação, como aconteceu com um preso que colocou a mãe para pagar as dívidas dele com sexo. A mulher já idosa transava com alguns presos a pedido do filho. 

Mais outras história você confere no Documentário do "Outro Lado do Muro". São 13 minutos de gravação.       







segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Aparecida também têm problemas com faixas de pedestre

Andar pelas ruas das cidades é um tormento para todos, seja para motoristas, ciclistas e pedestre. Além das disputas por espaços entre esses, há outro problema; a falta de sinalização. Entretanto, aonde possui, por exemplo, a faixa ou o sinal de pare pintado no chão, ninguém mais ver, porque estão todos desbotados e apagados. Como dizia minha vó quando pintava a casa, "caliei geral". 

Por toda a cidade há locais como esse
Essa frase era dita pela minha vó, quando ela pintava a casa. Por falta de dinheiro para comprar tinta de qualidade, ela adquiria o cal virgem, misturava com água e passava nas paredes. Contudo, não demorava muito para as paredes estarem todas desbotadas, e o pior não se podia encostar nelas. Do contrário, era sair todo branco de cal. 

As prefeituras de Aparecida de Goiânia, Goiânia e outras por aí, parece que aprenderam com a minha vó, pegam cal virgem misturam com água e pintam faixas de pedestre e sinais de pare, pois já tem muitos lugares que não restaram vestígios que possam  comprovar que no local teve  sinalização um dia. 

Câncer: a doença que rouba a cena

O câncer no Brasil ganhou notoriedade quando a doença ofuscou os holofotes dos teatros e da TV, atingindo o ator Reinaldo Gianecchini. Tomou o cenário político com José de Alencar, Dilma Rousseff e, agora, o Lula, comprometendo a garganta do ex-presidente.

Câncer atinge o que é de mais essencial para o 
ex-presidente Lula, a fala

Fora do Brasil o câncer repercutiu com as notícias que o líder cubano Fidel Castro estava com câncer terminal de estômago. Passados alguns anos, foi a vez do presidente da Venezuela, Hugo Chaves, que recebeu tratamento no Brasil, no Hospital Sírio-Libanês que fica em São Paulo – referencia internacional no tratamento da doença.


O nome dessas pessoas comove e comoveu muitas pessoas. Algumas morreram como o Leandro, outras conseguiram se tratar da doença no Sírio-Libanês. Porém, são todos do alto da pirâmide social*. Mas, será que o Hospital Sírio-Libanês atende pobre com câncer. No site da instituição, www.hospitalsiriolibanes.org.br, no campo convênios não é citado o Plano Sistema Único de Saúde (SUS). Só se estiver com outro nome**. 

A doença em 23 de junho de 1998 ocupou os palcos sertanejos, vitimando o cantor Leandro, que fazia dupla com o irmão Leonardo. Esse, após a morte do parceiro, em 23 de junho de 1998, fundou a casa de apóio São Luís, localiza em Aparecida de Goiânia.

Mas, o câncer vem se alastrando por todas as classes sociais. A doença não faz escolha, no entanto só tem notoriedade e tratamento no Hospital Sírio-Libanês quando é alguém que está nos palcos dos teatros, nos holofotes da TV ou no cenário político.  

Causas da doença
O câncer pode aparecer no organismo de inúmeras maneiras. Com o crescimento descontrolado das células, causada por alimentação errada, fumo, consumo de álcool. Além desses fatores, a exposição a poluição ou radiações, que podem quebrar as célula do organismo.  
Placa é o primeiro sinal da construção
do memorial às vítimas do acidente 

Em 1987, no Brasil, precisamente em Goiânia, o acidente radiológico com o Césio 137, é um exemplo, pois deixou várias vítimas com câncer. Foram pessoas que tiveram contato de segundo grau com a substância: bombeiros, policiais, garis, entre outros.

Em 2007, 10 anos após o acidente, alunos da Faculdade Sul-Americana (FASAM) fizeram um documentário com as vítimas do Césio 137. Entre eles, o blogueiro que vós fala, Renato Braga e Ronaldo Moura. Os alunos constaram que as vítimas do Césio sofrem até aos dias atuais, a maioria com câncer.

As vítimas de exposição direta, de certa forma recebem suporte e ajuda por meio da Associação Leide das Neves. Por parte do Estado recebem bolsas auxílios.  Porém, as pessoas que tiveram exposição indiretamente brigam para terem os direitos dos que tiveram contato de primeiro grau com o acidente. Isso porque os acidentados chamados de níveis C e D não recebem as bolsas auxílios. 


Você adquire mais informações sobre o memorial às vítimas do Césio 137 no  www.greenpeace.org.br/nuclear/cesio/flash_cesio.html  

*RODRIGUES, I.; BARBIERI. J. C.  A emergência da tecnologia social: revisitando o movimento da tecnologia apropriada como estratégia de desenvolvimento sustentável. Rev. Adm. Pública vol.42 no.6 Rio de Janeiro Nov./Dec. 200

Conforme os autores a pirâmide social é uma forma usual para representar uma sociedade dividida em classes sociais, na qual a pequena parcela da população situada na cúpula detém a maior parte da riqueza e renda.

**Se alguém souber de informações ou encontrar o plano SUS no site, favor informar no campo comentários. Estarei disposto redigir outra postagem para me retratar.