segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Frutas do Cerrado combate o câncer

Estudo pioneiro, realizado na Unicamp, confirmou resultados positivos em relação ao potencial biológico da Gabiroba, guapeva e murici

Gabiroba, fruto do Cerrado brasileiro.
Gabiroba, guapeva e murici são frutas consumidas por moradores do Cerrado brasileiro. Inúmeros são os relatos populares dos efeitos positivos desses frutos. Mas, a pesquisa da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), associando ciência de alimentos e saúde, confirmou resultados positivos em relação ao potencial biológico destas frutas que podem combater o câncer.

Após a comprovação, os pesquisadores planejam o uso dos frutos nas indústrias farmacêutica, alimentícia e cosmética. Contudo, o consumo dos alimentos em estado natural possuem os ingrediente funcionais que contribuem no combate ao desenvolvimento de doenças crônico-degenerativas, tais como câncer e diabetes. Porém, para os apreciadores de pequi, o fruto está fora da relação da pesquisa da Unicamp. 

No entanto, o que ocorre são as extinções destas frutas do Cerrado. O desmatamento em ritmo acelerado, para a plantação da cana-de-açúcar, está superior a devastação da floresta amazônica. Se a destruição do bioma continuar se acelerando, o bem natural que pode  mudar a história de muitas pessoas na luta contra o câncer e outras doenças terá como resultado próximo: a inexistência.

Fonte: http://www.diariodasaude.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário