quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Corrupção é falta de posição ética

Artigo

Constantemente os meios de comunicação trazem inúmeras denúncias de corrupção. Nunca na história desse país se ouviu tanto essa palavra. É algo novo no Brasil? Os historiadores lamentam dizer que não. Isso porque desde que surgiu esse país, se têm casos de corrupção. Para alívio brasileiro, a prática da corrupção não é restrita ao país. Mas, a impunidade aos gestores públicos corruptos, parece ser regra.

Ao educador uma criança, os pais e familiares sempre dão exemplos de honestidade e respeito. São conselhos para não pegar os brinquedos do colega. Respeitar os mais “velhos”. Enfim, para integrarem a sociedade precisam ter valores humanos. Isso é tão real que quando se encontra uma criança que agem diferente dos costumes da comunidade, logo se diz, foi mal-criada; direcionando para a educação familiar, como dizem: "a educação vem de berço”.

Porém, quando a criança recebe a educação, mas age diferente disso, logo vêm às punições: são os castigos ou umas palmadas. Têm pais que exageram. Todavia, são eles que precisam dar exemplo de pessoas íntegras e comprometidas com o bem coletivo. Mas, se agirem de outra maneira, sofreram sanções dos poderes constituintes: seja da polícia ou da justiça. Além disso, há a vergonha diante dos familiares e amigos e perde a autoridade sobre os filhos.

Mas, no cenário político as coisas são diferentes. As pessoas, quando são agentes públicos, parecem perder a vergonha. Tudo passa a ser permitido. Sem precisarem prestar contas a ninguém. Não há punições. Nem precisam devolver o que roubaram. É como se o bem público os pertencessem. Nesse impasse ficam os pais que ainda lutam para darem uma educação baseada nos valores éticos (essência do humano) que restam na sociedade.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário