terça-feira, 15 de novembro de 2011

Vândalos apoderam de associação de moradores

O local onde funcionava a sede de entidade do bairro Pontal Sul, em Aparecida de Goiânia vira abrigo e esconderijo para criminosos. 
O prédio que era sede da associação de moradores do bairro Pontal Sul, já a alguns anos abandonada, vira abrigo e esconderijo para vândalos. Porém, a função característica das associações de moradores é selar pelos bens da comunidade. Neste caso, até o local que seria para as reuniões e eventos comunitários está a mercê da sorte. 
As associações foram constituídas para dar voz a comunidade ao qual representa. Porém, a realidade é outra, muitas pessoas almejam cargos nas entidades comunitárias como trampolim, visando cargos como vereador ou indicação aos cargos no Executivo. Enquanto isso, os bairros ficam sem representação. Fica assim, os interesses acima do bem coletivo.
A associação de moradores tem caráter de cunho social. Contudo, as pessoas se filiam à ela se quiserem e desde que tenham por finalidade interesses comunitários, e não de prestar serviços mediante recebimentos de salários, como acontece nos condomínios.
Voltada e direcionada para ações sociais, a entidade tem como função: pleitear perante os órgãos públicos, melhorias para a comunidade ao qual representa. Vale lembrar, que associação de moradores não é "empresa prestadora de serviços".
Em hipótese alguma, a associação pode sair por aí tomando os espaços públicos, fechando ruas, e se apoderando dos bairros e da vida cotidiana das pessoas, impondo regras, serviços, obrigações e cobrando taxas, como se fosse um condomínio.
Local da Associação do Bairro Pontal Sul, 
atualmente vândalos tomam conta. 
De acordo com o Diretor Jurídico da Defesa Popular, Roberto Mafulde, a atividade das associações, dentre outras coisas, também está direcionada ao incentivo à arte e à cultura. Não existindo a obrigatoriedade de se pagar nada, sendo tudo nos termos voluntários,  conforme a legislação, nos artigos 53 e 54 do Condigo Civil. Lei 10406/02
Perante às circunstâncias brasileiras, ao qual se percebe a inercia participação popular, o papel das associações nos interesses locais ficam representadas pelo abandono do prédio que funcionava como sede da associação dos moradores do bairro Pontal Sul, em Aparecida de Goiânia. 



Fonte: http://por-leitores.jusbrasil.com.br
Foto: Nielton Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário