quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Éticos na essência, imoral no coletivo

O conceito de moral, conforme descreve o dicionário de português Aurélio, é um conjunto de regras de conduta ou hábitos julgados válidos, quer de modo absoluto, quer para todo o grupo ou pessoa. Porém, hoje se vive o conflito da imoralidade e do que é realmente moral com base na essência ética do humano.

Porém, diariamente, testemunhamos pelos meios de comunicação, bombardeios de denúncias de imoralidade. Percebe-se que os valores morais e éticos estão perdendo espaços para "o jeitinho brasileiro". Mas, como enfrentar tal situação, para alterar a percepção que a moral e a ética são valores importantes para a manutenção da sociedade?

O escritor Calligaris compara o conceito da moral com a “Marcha dos Pinguins”, a vida amorosa e reprodutiva dos pinguins é cruel, pois todos os anos os animais passam longos meses gelados para chocar um único ovo. "Os pinguins que são tão diferentes do ser humano, mas trazem uma ideia de viver a moral", salienta.

As raízes da imoralidade estão tão firmes na sociedade que direcionar apenas para as partes, deixando o todo não resolve o problema. É necessário pensar no sentido amplo visando Cidadania, democracia, justiça social entre outros valores humanos verdadeiros, baseados no conceito da ética, que é da essência natural dos seres vivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário