sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Consocial: delegação de Goiás vai à Brasília

Encerrada hoje, no segundo dia, a 1ª Conferência Estadual de Transparência e Controle Social. Foram escolhidos 47 delegados para levar as propostas do Estado, e contribuir com a etapa Nacional.  


Delegados representando os municípios (Foto CGE)
Com participações de integrantes da Sociedade Civil, Poder Público e Conselheiros, nesta sexta-feira, 02/12, aconteceu o segundo e último dia da Primeira Conferência Estadual de Transparência e Controle Social (1ª Consocial). O evento foi realizado durante todo o dia no Centro de Treinamento da Emater, em Goiânia. Estiveram presentes 211 delegados das etapas municipais e regionais das cidades de Goiânia, Valparaíso de Goiás, Jesúpolis, Aparecida de Goiânia, Itaberaí, Itumbiara, Anapólis entre outros municípios. E, integrantes da Controladoria Geral do Estado de Goiás (CGE) e os facilitadores do SEBRAE.

Na etapa estadual, por critérios estabelecidos pela Controladoria Geral da União (CGU) foram escolhidos, por meio do voto direto, 47 delegados, sendo 30 da Sociedade Civil, 10 do Poder Público e 5 dos Conselhos. Eles irão representar Goiás na epata Nacional que acontecerá em Brasília, no mês de Maio de 2012. A missão é a contribuição no debate  para a transparência pública efetiva e a construção de mecanismo que combatam a corrupção. 

A Consocial é uma conferência aonde são debatidas diretrizes e propostas para o combate à corrupção. Uma vez que envolve a mobilização de inúmeras organizações da sociedade: Prefeituras, Conselhos de Políticas Públicas, Poder Legislativo, Poder Judiciário, Secretarias do Governo Estadual e Municipal, e o próprio cidadão. O objetivo é aumentar a transparência, o controle e a participação social de todos nas ações dos governos das esferas municipal, estadual e federal.  


Conselho de Transparência Pública e Combate à Corrupção

O governador Marconi Perillo instituiu pelo Decreto 7499/2011 o Conselho de Transparência Pública e Combate à Corrupção. O anúncio foi feito pelo representante do governador na Consocial, secretário-chefe da Controladoria Geral do Estado, José Carlos Siqueira, no  01/12, primeiro dia da Consocial.


Na próxima postagem discorrerem mais sobre o Decreto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário